domingo, 8 de maio de 2011

Diferenciando: Mori Kei & Natual Kei

A silueta desses dois esses dois estilos muitas vezes se confundem. De fato muitas vezes com a intenção de fazer um, fazemos o outro ou ainda um visual que se encaixa nos dois ao mesmo tempo (ou ainda errar na mão e não fazer nenhum deles). Ainda algumas vezes quando é explicado na internet esses estilos, algumas pessoas acabam misturando as imagens.
Então nada melhor criar um guia com alguns temas chaves para os diferenciar!!!
Todas as imagens foram retiradas de sites random.
Todas as imagens estão na ordem: Mori e depois Natual
Temática
Por mais que algumas vezes a temática usada não aparente de maneira clara no visual, é a peça principal na montagem. Por mais que a inspiração em temas de época estejam presentes nas duas modas, a localização delas estão em lugares diferentes. A mori se inspira nas florestas para criar um ar fantasioso de fazer parte dela como uma criatura mística. Já a Natural se volta ao visual das camponesas e das heroínas da literatura de época.
Padrão de cores
Muitas vezes as cores podem coincidir nesses estilos, mas quanto há uma certa variação há uma certa facilidade de distinguir os estilos, mesmo que alguns moderninhos "quebrem as regras" e usem cores inusuais ao estilo. A mori costuma usar corres que remetem à uma floresta no outono, muitos tons terrosos, cremes e brancos com alugas vezes detalhes em preto. Muitas vezes há alguns detalhes em cores sem serem dessa cartela, mas são sempre discretos, usado com o objetivo de dar personalidade ao visual. Já a Natural tem uma gama maior de cores disponível no seu visual, algo como todas as cores que eram usadas a 200 anos atrás, algo que descarta o fluorecente.
Limpeza
Um dos visuais usualmente é mais limpo, e o outro mais carregado de detalhes. Um mori pode ser tanto limpo quanto carregado de acessórios e cores, mas raramente um natural consegue ser pouco elaborado.
Calças e comprimento
Se tiver calças no visual e a pessoa em questão for uma mulher, é mori. Mulheres de época não usavam calças. Algo semelhante acontece com o comprimento: enquanto o visual mori em geral possuem o comprimento indo do joelho ao tornozelo, as natural usam a saia sempre no dornozelo ou um pouco antes de chegar nele.
Sapatos
Ambos os estilos usam sapatos fechados com aparência confortável e sem salto. Mas também podem usar sapatos abertos, e nesse ramo as natural usam muito mais sapatos abertos que as mori. Sandálias são largamente utilizadas pelas natural, e algumas vezes usam um pequeno salto.
Fidelidade ao vintage
Apesar dessas modas adorarem acessórios e visuais antigos, as moris são mais independentes à isso. Para a criação de um visual "florestal" e lúdico as mori aderem a sinuetas e acessórios mais ligados a natureza. As natural também fazem isso, mas não tanto quanto as mori.
Tenho quase certeza que algumas vezes você olhou a imagem a esquerda e pensou: nossa, isso é Natural, ou vice versa. Mas não pense que você está errado. Como disse, os estilos algumas vezes são tão parecidos que se confundem!


2 comentários:

  1. Gostei muito da explicação eu me confundia muito em relação aos dois estilos! Amo ambos!!

    ResponderExcluir
  2. Eu amo esses estilos !!!

    E amei sua explicação !!!

    Você deixou tudo tão claro !!!

    ResponderExcluir