sexta-feira, 13 de maio de 2011

FAQ lolita para brasileiros

Bem... algumas informações errônias sobre moda lolita são passadas adiante pela internet sobre a moda lolira e, infelizmente, por muitas lolitas que já são experientes, principalmente em estilos que não são muito populares entre a maioria (ou seja, tudo o que não é sweet lolita). Decidi fazer um FAQ que vai de algumas perguntas básicas de iniciantes até respostas que vão de desencontro com tudo o que muitas veteranas aprenderam.
Sei que não vai adiantar nada fazer esse FAQ porque:
1º a maioria lê mas não aprende.
2º a maioria aprende com o que é lolita no que está vendendo na Baby ou na Angelic Pretty.
3º anos de tradição.
4º o que é uma pessoa dizendo isso pode quando mais pessoas dizem que não pode
Vou fazer isso só para desencargo de conicência. Só peço que quem quiser tirar as dúvidas sobre a moda leia e quem tiver duvidas do que escrevi reflita!

Lolita é fetichista, teve o nome tirado daquele livro e vi algumas fotos da moda na internet e achei bem erótica, elas eram mesmo da moda?
Bem... a palavra otaku é utilizada no Brasil para identificar pessoas que lêem mangás, enquanto no Japão o significado da palavra é para uma pessoa que é extremamente viciada em mangás. A mesma palavra com dois significados em lugares diferentes. O mesmo acontece com Lolita, apesar de ter o mesmo nome, a moda pouco tem haver com o romance escrito pelo Vlad mas, como a palavra otaku no Brasil, o nome meio que nasceu de uma idéia desse romance. No final da década de 1970 algumas meninas inspiradas nos movimentos do Natual Kei, Otome Kei, movimento Rococó europeu e no visual da heroínas Shoujo da época, criaram um visual que pareciam ser roupas de crianças. Dessa associação do visual com o infantil nomearam a moda de Lolita, já li em algum lugar que foi um jornalista mas não tenho como provar isso. Mas é fato que a moda tende a esconder toda a sexualidade de quem usa, não sendo nada sexy. Há aqueles que a acham sensual... muitas imagens que se identificam como moda lolita na internet estão equivocadas, mesmo aquelas tiradas em Harajuko: lá existe várias tribos e uma quantidade enorme de pessoas com estílo próprio.
Se Lolita não é uma moda inspirada no livro, no que ela se baseia?
Como eu disse na pergunta atenrior, a moda nasceu com inspiração no  Natual Kei, Otome Kei, movimento Rococó europeu e no visual da heroínas Shoujo da época, mas isso foi na época da criação da moda, na época que a moda estava criando sua identidade própria, de lá para cá essa inspiração mudou. Contudo a grande inspiração para a moda ainda continua sendo a estética que vai do período do rococó até o vitoriano. Essa estética não é a das senhoras da época, e sim das crianças, sendo bastante recatada. Mas cada estilo lolita tem uma mistura dessa estética com outras temáticas:
- sweet lolita: muito centrada na estética infantil tanto da época quanto um pouco da atual, recentemente alguns visuais receberam influência do movimento Decora e Fairy;
- classic lolita: essa moda deixa de ter temática infantil para ter a estética das damas da época, mas ainda assim não deixa de ser recatada;
- gothic lolita: inspirada nas roupas de luto da época, recentemente a moda tem usado algumas temáticas do gótico ocidental
- punk lolita: o visual é a mistura do formato das roupas lolitas com padronagens do movimento punk.

Formato da roupa lolita? Isso existe, a roupa lolita tem um formato? O que faz de um visual ser considerado lolita?
Não é só uma blusa com uma saia rodada que faz o visual ser lolita. De fato o objetivo de muitas meninas ao se vestirem como lolitas é se assemelhar com membros da aristocracia já mostra que a qualidade do tecido e do acabamento deve ser excelente (acredite, sem material e acabamento bom um visual vai para o saco). O comprimento de uma roupa lolita também é fundamental: deve ter um decote pequeno ou que pelo menos não mostre os seios, ter uma abertura para a saia que comece mais ou menos na cintura e a saia deve terminar em torno da altura do joelho. Muitas vezes o volume de saia é aumentado com uma anágua.
Você disse que muitas vezes usa-se uma anágua. Isso significa que pode usar lolita sem anágua?
Anágua é um acessório de moda nada prática e que o uso contínuo a faz estragar mais rápido, além de incomodar algumas vezes as pessoas ao redor. Por isso algumas vezes quando a saia já é naturalmente rodada, tenha uma anágua própria embutida nela ou vão à lugares que sabem que uma saia volumosa pode ser um incômodo, algumas lolitas não usam anáguas. Contudo as muitas lolitas ocidentais conhecem a moda através de editoriais de moda e fotos selecionadas, todas elas com lolitas com anáguas, não são adeptas a usar saia sem anágua.
A saia tem que começar na cintura e terminar no joelho, é feio estar alguns centímetros deslocados?
A verdade é a seguinte: para facilitar o uso da moda a maioria das roupas são feitas com a saia começando na cintura e terminando no joelho portanto esse é o formato mais usual e usado por aqui, mas não precisa ser certinho. Muitos vestidos, principalmente aqueles lançados no verão, possuem a saia começando sua abertura abaixo dos seios, ignorando completamente a medida da cintura e também quando se usa um bustiê a saia usualmente começa a se abrir a alguns centímetros da cintura. Esses dois modelos que falei precisam de anáguas especiais para eles que só servirão para modelos do mesmo tipo, sendo esse o motivo de não serem muito populares. O mesmo acontece com o comprimento da saia, o joelho é só uma referência de que a saia não pode ser não muito curta nem muito longa. Está em moda usar a saia no estilo sweet usar uma saia até um palmo acima do joelho, e no classic saias tão longas que chegam até a metade da panturrilha. Mas devo alertar que algumas lolitas ocidentais consideram esses comprimentos como não sendo lolita.
Qual a diferença de um dress com um jumperskirt? Posso usar jumperskirt sem blusa por baixo?
Se você vá viu fotos de dresses e jumperskirt já deve ter percebido a diferença: o dress tem uma manga mesmo que seja curta e o jumper possui uma alça apenas. A questão de usar o jumper sem uma blusa por baixo é bem polêmica no brasil: alguns alegam que não pode porque mostra muito a pele. O tira teima que é o que as japonesas usam, aprova o uso da peça sem blusa mas há um porém! As japonesas são mais magras e não possuem os seios grandes, por isso quando elas usam sem a blusa elas não mostram nenhum decote. Por isso caso queira usar, verifique antes se os seios estão ou ficam aparentes se movimentar, principalmente se você tiver seios grandes ou estiver acima do peso.
Ouvi dizer que preto e branco é ita e de primeiro outfit, é verdade? E o que é ita?
Ita vem do verbo itae que significa doer, o significado de chamar alguém de ita é que o visual é tão feio que os olhos doem. Gosto mais de dizer que se está ita quando se foge muito do lolita e ainda se diz lolita, e quando a estética não está boa. Se bem que quando se foge muito do estilo e aidna tenta ser lolita em geral a estética não está boa, mas enfim... A combinação preto e branco conquistou má fama graças ao que chamamos de moster lace. Moster lace é um vestido inspirado no gothic lolita old style mau costurado lotado de renda barata, muito feios, geralmente em preto e branco. Renda branca evidencia o material/costura/modelo ruim, e como a maioria dos iniciantes tentam fazer um othic lolita old style sem conhecer nada do estilo e acabam fazendo visuais feios, a combinação de preto e branco pegou uma má fama.
É verdade que não pode usar tecidos brilhantes em lolita?
Veludo e cetim possuem uma péssima fama entre elas lolitas ocidentais que meio que aprenderam que esses materiais não são lolita e nenhuma roupa fica bonita com eles, classificando automaticamente as roupas como ita. A razão disso é o emprego desses tecidos brilhantes baratos em roupas feias. Elas estão completamente erradas. Cetim fosco, veludo, brocados, estampas metalizadas entre outros brilhos não são comuns em sweet lolita (o mais comum), isso nunca impediu o uso desses materiais em outros estilos. De fato muitas marcas indies usam e abusam disso, mostrando que o grande diferencial de beleza é fazer um modelo que fique bonito com cada tipo de material, e não colocar cetim onde deveria ser algodão. De fato marcas como Excentrique, Atelie Pierrot e Juliette et Justine sempre possuem no seu acervo peças com esse material (no post anterior veja a parte de cima de um vestido vermelho que é feito justamente de cetim). Também materiais incomuns para o sweet são utilizados em outros estilos: tecidos transparentes, tachas, peles e já até vi um vestido jeans!

Você fala tanto de marcas, então é verdade que só é lolita quem usa marca?
Só é Elegant Gothic Lolita ou Elegant Gothic Aristocrat quem usa marca, porque essas são as duas divisões da marca Moi-Même-Moitié. Já afirmar que lolita que é lolita só usa burando (pronúncia japonesa para brand) é um insulto para a moda que tem uma das bases no artesanato. Moças que aprendem a costurar para fazer suas próprias roupas, que fazem seus próprios acessórios ou customizam seus roupas de marcas são comuns e muito valorizadas, desde que façam um bom trabalho. Lolita sendo criada em Harajuko tem sede de criatividade, e criatividade em geral é handmade! A relação, entretanto, da lolita com a marca é intensa: muitas vezes a marca que lança tendências, as roupas foram feitas por especialistas da moda, estão nas páginas das revistas...
Comprei a primeira edição do Gothic & Lolita e vou fazer uma roupa que vi lá, pretendo fazer um cosplay da Chii e da Misa,é lolita?
Vamos em partes: em primeiro lugar a revista! Os visuais apresentados no G&L por mais que a revista tenha esse nome, não são lolitas. Há também muitos aristocracts e muitos góticos, mas isso não impede de se inspirar nos visuas mesmo que não sejam lolita, se gostou da roupa, faça ela! Em segundo lugar faz mais de 10 anos desde a primeira edição, o estilo mudou muito desde esse período, é só observar a propaganda da Angelic Pretty: é um vestido bordô! O que você vai ver na revista é o que hoje chamamos de old school. Agora falando dos cosplays: me desculpem, mas os personagens que você jurava ser lolita não são! Chii usa roupas curtas e decotadas, enquanto a Misa usa romantic gothic. O que acontece em muitos personagens que parecem ser lolitas, e outros até chamados de lolitas, é o uso de uma imagem sensualizada do estilo lolita. Japoneses gostam de coisas fofas e as lolitas usam roupas bonitinhas mas com muito tecido, o que os autores fazem e mostrar a moda como ele gostaria que fosse: com um monte de decotes! E cosplay é cosplay, é fantasia. Lolita é uma moda de rua.

As japonesas usam lolita, lá elas conseguem comprar e tem dinheiro para isso. Então nada mais justo que possamos fazer nossos cosplay lolitas com o que temos para ir nos eventos, não?
Essa afirmação é completamente falsa. Para começar lolita não é cosplay, é uma moda de rua. E tudo bem fazer as roupas com o próprio tecido, renda, mas que sigam a estrutura da moda. Um vestido curto, decotado, com rendas ruins e mau costurado não é lolita, é uma criação sua. Existem brasileiras com roupas tão bonitas quanto as vistas nas japonesas e que são feitas no Brasil. Cuidado na hora de comprar: muitas roupas que se dizem lolitas, mesmo em lojas que se dizem especilizadas na moda, são monster lace  (citei esse nome acima, vestidos feitos com material duvidoso e molde duvidoso). Teconhecer um vestido que você não vai querer ter é bem fácil, esses vestidos em geral são os mais caros, superfaturados. Um vestido feio custa mais de R$150,00, enquanto um bom é difícil custar mais de R$100,00. E também há diversas pessoas que importam produtos do japão.

Lolitas devem sorrir o tempo todo? O que é Lolita lifestyle?
Uma das maiores personalidades lolitas é o baixista Mana, que nunca vi sorrir na minha vida. Uma das maiores referências de personalidade da moda é a Momoko de Kamikaze girls que não era nem de longe a menina tímida boazinha e amiga de todo mundo. Lolitas não devem ter a personalidade definida pela roupa! Lolita Lifestyle não é um comportamento a ter, e sim hobbys. Hobbys iguais aos do período do rococó e mais alguns como: ler livros, ouvir músias eruditas, assistir a teatros clássicos, cozinhar, bordar, essas coisas.

Imagens aleatórias da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário