segunda-feira, 16 de maio de 2011

O que é Dolly Key?

Só para constar, o nome mais usado é Dolly, mas gosto de chamar pela variante de Dolley, é como um apelido carinhoso. Já coloquei o mais usado no título, então vou usar a forma que mais gosto no texto.



Dolley kei, também conhecido como "dolley style" ou "antique doll style", é um estilo de moda japonesa que tem uma aparência um tanto quando assustadora e antiquada. Usuários do estilos costumam vestir roupas anitgas e coordenam-as para conquistar um visual marcante.




O visual também possui uma inspiração étnica obvia originada da inspiração do vestuário tradicional escandinavo e europeu incorporado ao visual.
Os acessórios são todos vintage ou peças criadas com a intenção de parecerem antigas, um tanto quanto místico, perturbador e lunático
Dolley kei pode ter a saia tanto curta quanto longa. Saias curtas são usualmente usadas junto com meias calça lisas ou modeladas.

Uduários do Dolley Kei costumam usar interessantes bolsas antiquadas com brocados, bordados e tecidos as decorando.

Alguns componentes de um típico visual Dolley Kei
- estampados
- tapeçaria
- bordados
- meia calças, botas e sandálias plataformas
- camadas
- mistura de padão de cores
- paças com aspecto étnico
- roupas vintage
- acessórios de pele
- estolas e xales com franja
- florais
- morbidade e misticismo
- cintura marcada

O centro do Dolley Kei no jação é uma loja chamada Grimoire que vende peças vintage e acessórios. Você pode entrar na loja com nada e sair com um visual completo! 


Mesmo que a moda tenha sido originada no Japão, a maioria das roupas usadas nela são importadas de antiquários europeus e americanos. Então os ocidentais tem uma maior vantagem na moda que os japoneses, já que possuem um acesso maior a loja de antiguidades que possam ter roupas apropriadas ao estilo.

Algumas vezes as pessoas remendam roupas antigas do próprio armário para fazer um visual para o Dolley Kei. Uma jaqueta com visual dos anos de 1970 combinado com um longo vestido campestre e uma bolsa vintage pode ser um bom começo. Dolley Kei não tem muitas regras a ser seguida, então esperimente criar!

2 comentários:

  1. Eu acho Dolly kei fantástico!! Adoro!!

    ResponderExcluir
  2. Dolly Key é a unica moda japonesa que consegue trazer temas etnicos para algo mais refinado (Afinal eu vejo usualmente estampa de temas etinicos serem mais usadas por negras e por ter aquele forte embarque africano. Não que eu ache feio, só que não gosto da maneira como elas combinam e usam nas peças que são desde vestidos longos e curtos a saias e blusas mais decotadas). Isso foi o que mais me chamou atenção tanto para o Dolly quanto para o Mori.

    ResponderExcluir