domingo, 8 de maio de 2011

O que é Natural Kei


Natural kei é uma moda de nasceu no japão nos anos 1970. Ele tem um visual antiquado, pastoral, como se fosse de algum outro século. Acima de tudo, esse estilo propõe ser algo natual e feminino.

O idealismo, o estilo de vida romântico e roupas antigas baseados em clássicos da literatura ocidental, tais como como Anne of Green GablesThe Secret GardenRebecca of Sunnybrook Farm e Little House on the Prairie que são uns dos que mais influenciaram a criação do Natural kei devida à popularidade com a jovens japonesas daquela época. Para ilustrar isso, veja uma comparação das roupas de Anne of Green Gables e um visual criado por uma das marcas mais populares, Garland:
Além do mais, nos anos de 1970 e no começo dos anos de 1980, o visual "prairie-revival" era bastante popular em torno do mundo devido a marcas como Laura Ashley, Gunne Sax, e Young Edwardian. Os estilistas pegaram idéias do tipo de vestido usado por hippies nos anos 1960 e adicionaram à elas o visual antiquado dos vestidos de época e popularizaram o estilo.


Junto ao "prairie-revival", tendências como os estilos"camponesa chic", neovitoriano e neoeduardiano tiverão uma grande inflência na moda ocidental, então é possível que o Natural Kei tenha sido influenciado também por essas roupas.
É claro que existem talvez outras influência que se juntaram para a criação do Natural kei,  mas pelo que pode ver, as roupas românticas de período ocidentais foram a base.  Kaneko Isao, estilista de várias marcas e uma das estrelas do estilismo do natural kei, comentou que uma das razões que fizeram começar a desenhar roupas é porque "gostava dos Estados Unidos" e foi inspirado pelos modelitos que ele havia visto em filmes americanos e europeus de época.


Algumas características do Natural:
1 - Enfeites extravagantes porém delicados. Um vestido Natural kei pode parecer ser simples quando o olhamos de longe, mas é só chegar perto para perceber os detalhes extravagantes tais como Quilting , franzidos, babados em camadas, bordados, rendas nas extremidades, botões forrados, etc. Várias vezes esses enfeites são feitos do mesmo tecido do vestido ou ainda tingidos para ficar no mesmo tom.
Algumas desses detalhes usados para embelezar a roupa podem sumir nos olhos de quem não esteja habituado com a moda, e talvez nos isso diga algo sobre o Natural Kei: a intenção de quem usa é fazer a si mesmo feliz, e não para impressionar quem usa. E ainda adiciona um verdadeiro toque luxuoso e feminino.


2 - muitas camadas. Por exemplo, em uma coordenação natural, você tem a possibilidade de usar uma primeira camada (um vestido ou uma anágua de pouco volume e uma blusa) acrescida de uma segunda camada (um vestido), e depois uma overskirt ou um avental e finalmente um casaco, colete ou jaqueta por cima de tudo!
Em cada uma dessas camadas são gostos metro e metros de tecidos, e ainda ficam mais pesados por causa dos fabados, granzidos e todos os enfeites. Diferente da moda Lolita, qualquer volume visto abaixo da cintura são criados pela própria roupa, e não por anáguas volumosas. Ademais, não há nenhum falso volume dando a idéia de profundidade suave.
4 - Falta de definição do corpo. As roupas são usadas soltas, muitas vezes sem nem ao menos ter uma cintura marcada. A maioria das roupas Natual são longas e possuem decotes bem pequenos, dando uma aparência de recato.
Várias vezes a reação de desconhecidos com roupas como essas é que elas estão cafonas. É verade que o Natual kei não está em sintonia com as modas modernas ou com a idéia de usar roupas para valorizarem seus corpos.  Mas garotas que usam no natural usam isso nelas porque elas gostam disso, então mostrar o formato do corpo não é uma prioridade.
5 - Liso, temáticas e estampas. Tecidos lisos são muito usados, mas há também muitas listras, florais e xadrez presentes no Natural kei.. Alguns temas comuns para as estampas são grinaldas, videiras, chapéus, comidas, frutos, flores e laços, mas tamém já vi algumas estampas mais incomuns que incluem ursos, coelhos, peixinhos dourados e bonecos kewpie.




Marcas como Pink House, Wonderful World e Kaneko Isao são as que geralmente possuem as estampas mais diferentes.

6 - Acessórios com aparência natual. Sapatos geralmente são sandalhas simples, glos, oxfords, mary janes ou botas confortáveis e femininas. As Natural kei usualmente não usam salto alto ou sapatos excesivamente delicados. As bolsas são cestos, bolsa careiro, sacolas de rouro ou bolsas feitas com o mesmo tecido do vestido.

Broches feitos de flores secas, de pano ou de de papel podem ser usados para prender um echarpe ou lenço para cair pelos ombros ou só prender de um lado da blusa.

7 - Cabelo e maquiagem românticos. O cabelo de uma Natual se parece natual e pastoral, usualmente com tranças, cachos soltos ou ondas que moldam o rosto.
Às vezes, as meninas usam chapéus de palha, lenços, ou corsages florais e coroas de flores em seus cabelos para encarnar o visual estilizado pradaria. Mantêm a maquiagem bem natural, com o blush e lábios rosa pálido e olhos simples.

Um comentário:

  1. Respondendo teu comentário lá no blog, creio eu que Natural Kei seja bem mais antigo que Aristocrat (Aristocrat tem certas influências do Victorian Goth e do Lolita, junto com Natural Kei, que também foi uma das bases para Lolita). Eu não sei te informar direito quando o Aristocrat surgiu (creio eu que é por base dos anos 90, na mesma época que surgiram as famosas regras e a estetica que viriam a fazer lolita ser o que é hoje)

    ResponderExcluir