segunda-feira, 23 de maio de 2011

O que é punk lolita?

A verdade é que não sei porque algumas pessoas falam que fazer uma coordenação punk lolita seja difícil. Para mim é uma das mais fáceis de fazer sendo uma ocidental, afinal o estilo punk é um grande conhecido do dia-a-dia. Não são lá muitos os góticos que vejo com frequência, mas punk... Considero esse entendimento de estilo muito mais importante que qualquer edital de moda, já que vai ser nele que você vai aprender as características dele amplamente.
 Acho que o motivo do punk ser o bicho papão dos 4 estilos de lolita (classic, sweet e gothic) é que ele é o que menos se parece visualmente com os outros 3. Muitas vezes a divisão de estilos ocorre na cabeça de alguns por cores e estampas, se é rosa com docinhos é sweet e se é preto com crucifixos é gothic. Agora olhe para essa moça do lado. Mesmo se trocar as cores e enfeitar ela com ursinhos e camaféus nãopoderia ser chamada de sweet ou classic lolita, porque ficaria bem feio. Para boa parte dos admiradores (e muito usuários) da moda lolita essa moça ao lado está com um visual pesado demais para ser lolita, mas olhe bem. O sapato dela tem bico arredondado e é plataforma, está usando uma saia com um certo volume e marcação na cintura, um arco no cabelo, até um pannier está usando. Com uma bota cheia de fivelas, casaco bruto e camiseta por baixo de vestido, cá está a famosa Punk Lolita, com Punk boystye ao lado.
Tem gente que diz que é difícil fazer o punk porque é difícil conciliar o punk com a delicadeza da lolita, e ilustra isso com inagens de lolitas delicadas com xadrez vermelho e cartolinha. Esse é o tipico guia de alguém que não tem um certo entendimento do que é esse estilo. Com esse guia você vai perceber que a melhor definição de punk lolita é roupas punks usadas no formato das roupas lolitas. Só.
Getalmente para ilustrar o estilo nesses casos são usadas imagens famosas na internet ou da Gothic & Lolita Bible - que convenhamos não gosta desse estilo. Mas todas as imagens desse post são de todas as coordenações que estão hoje no site do shop da revista KERA. Não escolhi, coloquei literalmente todas as imagens desse estilo que está lá. E em vez de fazer os famosos tópicos do tipo "as cores usadas são... no cabelo se usa... pode usar...." vou comentar imagem por imagem.
Para começar, o que não é punk lolita. Tire da cabeça essa imagem de punk lolita como punk de saia. Não é. Nas duas imagens a blusa que elas estão usando são largas demais na cintura, para o estilo deve haver um estreitamento nela. A primeira saia não possui volume algum, já a segunda apesar do volume não tem nem um palmo de comprimento. Nada contra camisetas nem punk lolita, mas quando são usadas no estilos são mais juntas ao corpo ou são afinadas na cintura pela saia.


Muitas vezes no punk japonês não usadas estampas não obvias como a oncinha e as bolinhas nessa saia e os quadrados da meia calça. Gravatas também são usadas, tanto no formato usual quanto em um nó diferente, como esse laço na imagem. Não tinha falado acima da blusa largona acinturada pela saia, é esse o efeito. O minichapéu é bem famoso no estilo.


Criatividade é tudo no espírito de transgressão punk. Acho que muitos conhecem  a jardinheira das sweet lolitas com um laço na frente, essa é a reinvenção dela em um tom mais sóbrio. Talvez o estilo que mais apareça a anágua por baixo  da saia seja o punka lolita, ou ainda  use uma saia  de tule feita com o propósito de não usar uma cobertura por cima..


Novamente a anágua aparecendo por baixo da saia, nesse que talvez seja um dos visuais mais simples apresentados. Acho que já deu para notar que é usado tanto anáguas com formato A quanto no formato de cupcake quanto nenhuma quando a saia já é volumosa (1ª foto). Muitas vezes as saias da punk lolita são irregulares como essa. Alguns acessórios destacantes são usados como esse colar.
Bom essa imagem não só par ao estilo punk para lembrar que a saia lolita começa mais ou menos na cintura, tanto para mais quanto para menos, só não pode ser muito menos, note que nesse modelo também mesmo que a saia seja baixa a cintura começa a estreitar bem em cima. (e olha a anágua aparecendo de novo) Arms warmers são usados, tanto quanto meias bem mais grosseiras que o arrastão. Detalhes militaristas são usados e o zipper destacante pode ser um substituto aos botões. O combo de preto e branco também é bem punk lolita.





Olhe uma wa lolita bem punk. O xadrez não precisa ser vermelho. Olha uma gargantilha cheia de spikes, aliás acessórios com spikes são muito comuns, principalmente na bota. Ter um corte de cabelo mais punk não é nenhum problema, e ainda ajuda a economizar com acessórios para o cabelo. Dêem uma olhada na maquiagem dela, escura mas nada haver com trevas.














Os casacos também podem ser acinturados. Apesar de ter falado no começo que as roupas punks era mais grosseiras que nos outros estilos lolita, essa moda também consegue ser algumas vezes leve.
Aprenderam o que é punk Lolita?

Nenhum comentário:

Postar um comentário